EFD-Reinf GUEPARDO – A conquista do compliance contábil fiscal


Postado em 29 de maio de 2017 por sbaldessar
image-1

 

Dentre todas as novidades da EFD Reinf, esta é a primeira obrigação acessória SPED de abrangência geral e a segunda no aspecto tecnológico (a primeira foi a EFD Financeiras) a trabalhar com arquivos XML e mensageria. Além disso, quem está envolvido no gerenciamento da área de recebimento fiscal deve ter atenção redobrada, pois está encarregado de registrar as notas fiscais de serviços tomados, considerando todas as exigências previstas na legislação, tais como redução de base de cálculo de INSS definida em contrato, identificação dos prestadores que possuem CNO, além do processo mais comum que é efetuar ou não a retenção de INSS, IRRF e PCC, conforme legislação de cada imposto além de considerar suas particularidades e fatos geradores.

 

Por isso, fica evidente a importância para as empresas estabelecerem um alinhamento com seus prestadores antes de efetuar a contratação de serviços. Estes aspectos quando não cuidados, atrasam não só o registro como também o pagamento da mesma, podendo gerar impasse processual e financeiro entre as partes, que pode conduzir a um desgaste de imagem e parceria entre as empresas.

 

Outra informação de suma importância, que deverá ser controlada pelo tomador de serviço, é sobre a existência de processos judiciais dos prestadores de serviços, que assegurem a não retenção em decisão judicial/administrativa, sendo ainda necessário o acompanhamento da validade dos mesmos. Por essa razão, a conformidade na apuração de retidos e no gerenciamento do processo de recebimento fiscal são os fatores cruciais para evitar multas e constantes retificações na geração correta das informações declaradas da EFD Reinf.

 

Expertise tributária com a velocidade HANA e certificada para SAP ECC, SAP TDF e SAP S/4HANA

 

Junto com a solução fiscal que mais cresce no mercado, prepare-se para a entrega deste novo módulo do SPED e surpreenda-se com todos os benefícios que o compliance contábil fiscal pode proporcionar ao seu negócio!

 

• Cálculo de impostos e conciliação em tempo real;
• Mensageria;
• Controle de retificações;
• Compliance com as informações fiscais e contábeis registradas no ERP.
• Entrega completa das informações exigidas pela obrigação;
• Módulo integrado de cadastro de processos judiciais;
• Todas as apurações necessárias:
– Retenções previdenciárias – serviços tomados e prestados;
– Comercialização de produção rural;
– Retenções na fonte;
– CPRB.

 

O GUEPARDO prepara os dados para serem consumidos por meio da plataforma de mensageria CAMALEO, que recebe os dados da EFD Reinf GUEPARDO, faz a transmissão e recuperação de informações na WEB, de acordo com este fluxo:

 

fh-guepardo-fiscal-camaleo-mensageria-fisco-sped-ecf-ecd-efd-prazo-reinf-efdreinf-mensageria-sap-retencoes-contribuicoes-cprb-R1000-R1010-R2010-R2020-R2030-R2040-R2050-R2060-R2070

 

Entre em contato com o nosso time de especialistas pelo e-mail guepardo@fh.com.br ou pelo telefone +55 (41) 3593-3224 e solicite uma proposta agora mesmo!


Compartilhar!

Comentários!
A FH é destaque no Estadão com o artigo “Nova ‘dor de cabeça’ dos contribuintes”. | Blog FH disse em 20 de junho de 2017 às 14:06:

[…] O foco desta abordagem é demonstrar sobre os desafios na rotina dos contribuintes com esta nova declaração. Considerando as situações previstas no parágrafo 1º do artigo 2º, além do artigo 3º – observado seu parágrafo único – da mencionada Instrução Normativa, a primeira entrega do SPED EFD-Reinf deverá ocorrer no dia 20 de fevereiro de 2018, ou seja, diferente da DIRF que a entrega era anual, o SPED EFD-Reinf terá periodicidade mensal, junto com a mesma data de vencimento dos impostos retidos na fonte INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte e PCC – PIS/COFINS/CSLL. Logo, a periodicidade de entrega sem dúvidas já se apresenta como um dos primeiros desafios dessa nova rotina fiscal, visto a concomitância entre a entrega da declaração e o recolhimento dos impostos. […]


Deixe um comentário!
Assinar Newsletter