Dez tecnologias disruptivas que vão mudar o panorama da TI


Postado em 24 de julho de 2017 por blogfh2016
image-1

 

Inteligência Artificial e Blockchain estão entre as mais promissoras, segundo estudo da Frost & Sullivan

 

A “inteligência pós-digitalização” está resultando em tecnologias disruptivas que estão mudando a paisagem da TI. Estudo recente da Frost & Sullivan comprova que essas tecnologias disruptivas já estão começando a modificar várias aplicações e mercados em todo o mundo.

 

Dentro deste grupo de tecnologias disruptivas emergentes, há 10 que se destacam, de acordo com o Top Information and Communication Technologies de 2017:

  • Inteligência Artificial (AI)
  • Blockchain
  • 5G
  • Cibersegurança
  • Realidade Combinada
  • Interação em linguagem natural
  • Small data
  • Sistemas hiperconvergentes
  • Tudo-como-Serviço
  • Robótica na automação do processo

 

Entre essas dez tecnologias, a Frost & Sullivan destacou Inteligência Artificial e Blockchain como as mais expressivas.

 

Já a proeminência da Internet das Coisas (IoT) tornou-se um novo paradigma para a coleta de dados, uma vez que os pontos de extremidade da rede geram enormes quantidades de dados que as empresas precisam analisar em tempo real para obter informações acionáveis.  “As organizações dependem cada vez mais de tecnologias como o Advanced Analytics e IA para interpretar padrões interessantes nos dados coletados e fornecer informações úteis”, diz Swapnadeep Nayak, analista da consultoria.

 

A IA é uma das tecnologias que vem recebendo maior volume de investimentos de corporações e empresas de capital de risco. “Mais de 21 mil patentes já foram publicadas neste espaço nos últimos três anos”, disse Guha.

 

Para o vice-presidente da ManageEngine, Sridhar Iyengar, a Inteligência Artificial será cada vez mais integrada em arquiteturas e aplicações existentes como uma forma de impulsionar a inovação ao longo do ano. Empresas como a Xero, a Microsoft e o Google já ingressaram no jogo.

 

Outra tecnologia que tem um enorme potencial disruptvo é o Blockchain, de acordo com Kiran Kumar, gerente do programa TechVision, da Frost & Sullivan.

 

“O Blockchain está expandindo seu escopo de aplicação além das instituições bancárias e financeiras em uma ampla gama de casos de uso em todas as indústrias.  O financiamento global para as start-up de Blockchain vem sendo de mais de US$ 1 bilhão,  desde 2014”, acrescentou Kumar.

 

A Frost & Sullivan aponta ainda que a convergência do Blockchain e da IoT, juntamente com a análise de Big Data, será um tripé importante para o sucesso das empresas.

 

“Blockchain está provando ser uma solução viável para muitos desafios, como a autenticação e autorização de dispositivos IoT. Como resultado, isso ajudará a proteger redes mesh e eliminar a necessidade de intermediários centrais “, afirmou.

 

Fonte: ASUG


Compartilhar!
Share on LinkedIn0Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Email this to someonePrint this page

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário!
Assinar Newsletter