Descubra como integrar múltiplos canais de venda e atendimento


Postado em 3 de Maio de 2018 por FH
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No cenário atual, com a transformação digital cada vez mais presente e próxima da realidade de todas as empresas, é natural que os processos de venda e atendimento sofram alterações e adaptem-se as novas tecnologias que surgem de forma rápida e transformam setores inteiros da economia.

Os setores de venda e de pós-venda das companhias, por estabelecerem relação direta com clientes e futuros clientes, são de grande importância nesse processo de modernização. Empresas estruturadas para atuar com processos de venda complexos que englobam representantes, vendedores, distribuidores, vendas por telefone, vendas em marketplace, múltiplos estoques, diversos catálogos, variações de preços, início e fim de promoções, regras específicas para venda, regras de atendimento diferentes em cada canal já são a realidade do mercado. Com isso, o grande desafio observado é a consolidação dos dados gerados em cada um destes diversos canais de venda e atendimento.

O cenário é bastante complexo e os dados de cada transação tornaram-se a grande matéria-prima para entendimento e melhoria contínua das operações. Mas, as mudanças vão além, a transformação digital que revoluciona o processo de vendas é a mesma que impacta diretamente o atendimento ao cliente. É preciso oferecer uma jornada de compra impecável, para conseguir satisfazer os anseios do cliente. Gerenciar chamados, questionamentos ou dúvidas recebidas em redes sociais, blogs, websites, telefonemas, ponto de venda e fundamental para uma compreensão mais profunda da jornada de compra do seu consumidor. Além disso, uma consolidação precisa de dados pode facilitar o relacionamento com os consumidores, com assuntos e respostas mais assertivas e adequadas ao canal escolhido pelo cliente para relacionar-se com a empresa.

É possível consolidar todas essas informações de forma única e centralizada?

Apesar de toda a complexidade envolvida em registrar e consolidar informações comerciais, com uma solução que registre todos os contatos com o seu cliente é possível ter uma visão 360º dos contatos, identificar quais canais são mais ou menos eficazes, qual é o discurso adequado a cada um e, também, traçar perfis mais aprofundados dos leads para possíveis abordagens, sugestões de produtos. Atender ao cliente de forma eficaz pode gerar receita a médio e longo prazo. Então, imagine na sua operação de vendas e pós-vendas uma linha do tempo, com detalhes de cada contato, meio, informações e soluções oferecidas. Com pouco tempo, a equipe de atendimento já antecipará as respostas no atendimento, trazendo agilidade e assertividade ao tratamento dos clientes.

Com as empresas buscando formas mais ágeis de tratar dados de alta complexidade e volume, as soluções que apresentarem integração simples e com qualquer ERP do mercado, navegação intuitiva e direta para quem opera e total segurança e clareza nas informações apresentadas tendem a ter destaque nesse processo de unificação dos múltiplos canais de vendas e atendimento.

 


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