FH Brasil | Entregue o Bloco K com 100% de compliance

Entregue o Bloco K com 100% de compliance


Postado em 16/09/2019 por asilveira
image-1

O bloco K do SPED é a versão digital do Livro Registro de Controle de Produção e Estoque, que deve ser entregue mensalmente ao fisco. Nesse arquivo devem constar detalhes de toda a produção e respectivo consumo de insumos, como por exemplo, entradas e saídas de materiais, perdas no processo produtivo e informações sobre o produto acabado, sejam eles fabricados pela empresa ou por terceiros.

O objetivo é controlar a movimentação da produção e estoque, com o rastreamento total dos produtos, da matéria-prima até a finalização para comercialização. Variações entre o que é consumido e o que é informado no inventário podem gerar multas e outras sanções, além disso, empresas que não fazem a entrega do arquivo também estão sujeitas a penalizações.

Preenchimento correto das informações

Os registros do Bloco K foram elaborados para classificar dados que integram toda a movimentação de entrada e saída dos itens de estoque. O Registro K200 é um exemplo, pois é nele que consta a escrituração por tipo de estoque (se é próprio ou de terceiros, se está em poder da empresa ou em poder de terceiros) e participante (se os estoques pertencem aos clientes, fornecedores, parceiros de negócios, etc.).

Além deste, há outros 16 registros com tantos detalhes que podem levar o contribuinte ao erro. Movimentações internas entre mercadorias, itens produzidos, insumos consumidos, itens produzidos por terceiros, itens consumidos por terceiros, entre outros. Manter esses dados alinhados é um desafio, pois a modelagem dos processos produtivos muitas vezes não se enquadra nos casos elencados pela legislação tributária.

Algumas particularidades são exigidas e por isso o esforço intelectual dos profissionais da área, aliado a expertise de um bom sistema fiscal se mostra a estratégia mais eficiente para a entrega do bloco K com os dados extremamente corretos. Evidenciando as operações da empresa para que a RFB saiba exatamente como o contribuinte atua dentro do seu ramo de atividade.

Ações desse tipo elevam a credibilidade da organização e faz com que os contribuintes passem de simples prestadores de informações ao fisco, à uma referência em governança tributária.

Uma gestão fiscal eficiente melhora os resultados da empresa

Diante do cenário fiscal caótico que as empresas brasileiras precisam enfrentar, é importante compreender todo o processo tributário para que as decisões possam ser tomadas de maneira estratégica. Pensando nisso, a FH desenvolveu a Solução Fiscal GUEPARDO, responsável por ajudar grandes empresas a tomarem o controle fiscal dos negócios e até a ampliar sua margem de lucro, mitigando riscos e evitando penalizações por parte da Receita Federal.

Pioneira na obtenção de certificações SAP, a solução fiscal da FH pode ser considerada o braço direito do departamento contábil/fiscal das empresas. Isso porque integra tecnologia com expertise tributária, atendendo todas as exigências fisco, sempre com segurança e rastreabilidade nas informações.


Comentários!