1.958 horas: é o tempo que o Brasil gasta calculando impostos, média global é 206. | FH Brasil

1.958 horas: é o tempo que o Brasil gasta calculando impostos, média global é 206.


Postado em 24/08/2020 por asilveira
image-1

O Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, segundo relatório do Banco Mundial (Doing Business 2019), uma empresa leva, em média, 1.958 horas calculando impostos, enquanto a média global fica em torno de 206 horas anuais.

A principal diferença está na forma como o governo arrecada, por exemplo, enquanto na maioria dos países é cobrado apenas um tributo para o consumo, no Brasil são cinco: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS. Além disso, cada estado possui uma legislação própria e, consequentemente, cada município terá normas específicas a cumprir.

Em 30 anos, entre a promulgação da Constituição de 1988 e 2018, o Brasil editou, em média, 390 mil normas tributárias. São 13 mil por ano, o que significa três novas decisões ou diretrizes editadas a cada duas horas, durante 365 dias, por três décadas seguidas.

A probabilidade de erro no envio das informações é muito grande, ainda mais quando são editadas cerca de 13 mil normas por ano. Logo, o risco de ser penalizado com o pagamento de multas também se eleva.  Centenas de empresas estão na lista de devedores da Receita, a dívida soma mais de 500 bilhões de reais.

Das 444 empresas listadas na BV em dezembro de 2017, 95 estavam na lista de devedores da Receita. Das 95 empresas listadas e tidas como devedoras, 20 são do ramo de consumo cíclico ou discricionário, como lojas de roupas, hotéis, lazer e restaurantes, seguida pelas de utilidade pública, bens industriais e financeiros.

Dados como esses evidenciam que ainda há muito a ser feito em termos de governança tributária nas empresas.

 

Descubra como sua empresa pode fazer a apuração de impostos em duas horas!

 

Apesar de toda a burocracia, é possível facilitar a prestação de contas à Receita Federal com a automatização do envio das obrigações.  O uso de softwares para realização de entregas fiscais não só agiliza a geração dos arquivos, como também facilita o controle e o acesso às informações, gerando relatórios que viabilizam novos insights e que podem ser utilizados como parte do planejamento estratégico da empresa.

Com ganhos na velocidade e na capacidade analítica, é possível direcionar esforços nas atividades que realmente interessam ao negócio, seja aprimorando processos já existentes ou identificando oportunidades para otimizar a carga tributária.

Como posso melhorar a gestão tributária na minha empresa?

Aproveitar os benefícios que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio é oferecer ferramentas colaborativas para maximizar o rendimento das ações do dia a dia. A FH está revolucionando as entregas fiscais de grandes empresas com um software completo, que realiza o tratamento e a apuração dos diversos tributos com agilidade e eficiência.

A Solução Fiscal GUEPARDO atende com total segurança as demandas do fisco brasileiro, proporcionando as empresas uma rotina mais ágil, intuitiva e segura. Instalada como um módulo Add-On no sistema SAP, complementa todo o processo de apurações via menu standard, disponibilizando também consultas e relatórios para conciliação nos formatos exigidos pelo SPED ou conforme as demandas fiscais.

Sua expertise fiscal é comprovada pela certificação SAP TDF, onde atendeu os cenários do SPED de forma completa e com aprovação em TODOS os requisitos exigidos no Certification Test Plan da SAP.

Por oferecer uma visão 360° de toda a operação, a Solução Fiscal GUEPARDO, da FH, é considerada a melhor opção para atender o fisco brasileiro e está presente em mais de 1000 grandes grupos econômicos.

Entre em contato e saiba como diminuir custos e horas gastas em gestão sem perder a qualidade das entregas.


Comentários!