FH Brasil | Coronavírus e o fisco: impactos e medidas preventivas

Coronavírus e o fisco: impactos e medidas preventivas


Postado em 23/03/2020 por asilveira
image-1

Considerando a classificação do novo coronavírus (COVID-19) como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), planejar medidas para minimizar os impactos nas entregas fiscais tornou-se uma necessidade.

Sim, o coronavírus colocou a economia brasileira em um momento difícil. Bolsas despencaram nas últimas semanas. Os índices de volatilidade estão nas nuvens e parece que tudo nos faz lembrar da crise de 2008.

Com isso, diversas empresas optaram pela liberação de seus funcionários para realização de trabalho remoto (home-office) na tentativa de ajudar a conter a proliferação do vírus. Em um cenário projetado de queda de 0,14% do PIB, é preciso se pensar em formas de aproveitar melhor o orçamento que nos resta da melhor forma possível.

Nesse contexto fiscal, mapear cenários e identificar oportunidades no cumprimento das entregas podem minimizar os danos econômicos originados pela disseminação do vírus. Prevenir-se de multas e outras penalidades que possam prejudicar ainda mais o faturamento da organização deve ser prioridade para os profissionais da área.

Mas, com tantas empresas tendo que se adaptar para trabalhar com um time reduzido, é comum que um mesmo funcionário precise se dividir entre tarefas importantes e as extremamente operacionais. Há, porém, uma saída para que a equipe possa ganhar tempo e focar em questões mais técnicas e estratégicas.

O choque provavelmente será temporário, contudo, o impacto negativo para as empresas pode ser mais longo do que pensamos.

Para diminuir os impactos desse período turbulento, o time de Tax Compliance Services da FH, está a postos para ajudar sua empresa no cumprimento de todas as entregas, oferecendo pacotes de serviços voltados ao apoio para operacionalização das rotinas fiscais, realizado por pessoal qualificado, com ampla experiência em obrigações acessórias e planejamento tributário bem como a identificação de oportunidades para redução da carga tributária, dentro do cumprimento da legislação.



Comentários!