Irregularidades no Imposto de Renda apuram multas que somam mais de um bilhão de reais. | FH Brasil

Irregularidades no Imposto de Renda apuram multas que somam mais de um bilhão de reais.


Postado em 01/07/2019 por asilveira
image-1

A Receita Federal autuou 5.241 empresas nos meses de março, abril e maio por irregularidades no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), do ano-calendário 2014.

O crédito tributário lançado, que inclui juros moratórios e multa de ofício de 75%, totalizou R$ 1.002.536.449,16. As irregularidades foram apuradas na Malha Fiscal Pessoa Jurídica e consistem na insuficiência de recolhimento e declaração em DCTF do imposto e contribuição, apurados na Escrituração Contábil Fiscal – ECF.

 

No mês de junho (2019), as ações relacionadas ao ano-calendário de 2015 tiveram início e a previsão, segundo a RFB, é de que mais de 14.000 empresas recebam cartas com a apresentação das inconsistências encontradas nos recolhimentos e declarações de IRPJ e CSLL.  Essas inconsistências devem somar, aproximadamente, 1,5 bilhão de reais em multas.

Tab. 2: Distribuição das Empresas a serem Notificadas de Irregularidades no IRPJ e CSLL

 

As empresas com irregularidades no IRPJ e na CSLL do anos-calendário seguinte devem regularizar sua situação conforme orientações disponíveis no site eletrônico da RFB e no portal e-CAC.

 

Evite multas e eleve o grau de compliance fiscal

Com o objetivo de identificar inconsistências no recolhimento de tributos, por meio do cruzamento de informações eletrônicas, o Serviço de Compliance Fiscal, executado pela equipe de experts da FH, realiza a revisão dos processos, a elaboração das apurações e a geração dos arquivos, proporcionando autorregularização e simplificação das entregas.

Sabendo que cada negócio tem necessidades únicas, a FH utiliza metodologia individualizada e adequada a complexidade de cada empresa, para que se possa identificar riscos e oportunidades de melhoria em todas as áreas.

 

Principais benefícios

  # Garantia da qualidade das informações;
  # Potencialização do Compliance fiscal;
  # Melhoria nos processos;
  # Mitigação de riscos;
  # Identificação de oportunidades.

 


Comentários!