Descubra como mitigar erros nas entregas fiscais | FH Brasil

Suporte proativo: descubra como mitigar erros nas entregas fiscais


Postado em 05/04/2019 por tfagundes
image-1

 

No Brasil, temos um calendário complexo de obrigações fiscais a cumprir, com diferentes regras e tributos nas esferas municipais, estaduais ou federais. E para compreender a complexidade desse universo, segundo uma pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, temos em média 46 alterações fiscais por dia útil e as empresas precisam estar preparadas para cumprir todos os prazos, com conformidade de dados e informações.

Pela inconstância do sistema fiscal brasileiro, instabilidades e inseguranças em alguns processos de entregas fiscais sempre existirão. Seja uma atualização de leiaute ou novo prazo, pequenas crises dentro de uma empresa podem surgir.

Por essas e outras é que a cultura de mitigação de riscos vem ganhando cada vez mais espaço dentro do modelo de gestão atual.

 

Entenda a mitigação de riscos

Quando falamos em mitigar riscos fiscais não significa eliminá-lo por completo e sim, passar a agir de forma estratégica. O objetivo central de um plano de mitigação de riscos é torná-los cada vez menores e seus efeitos controlados.

Pensando no conceito de mitigação de riscos, a princípio pode parecer uma ideia ilógica: por que só diminuir a possibilidade de problemas se o ideal seria eliminá-los por completo? Entretanto, existem algumas questões que estão fora do alcance dos envolvidos nos processos, ou seja, nem todos os riscos fiscais podem ser eliminados totalmente, mas com um plano bem desenhado as empresas podem e devem estar preparadas para a agir estrategicamente quando o problema surgir.

Desenvolver um plano de mitigação de riscos fiscais é uma etapa essencial para as empresas e, se for bem feito, dará dados confiáveis, permitirá uma análise correta desses dados e indicará o caminho mais racional a ser seguido.

 

Como mitigar riscos fiscais com o suporte proativo

Agora que você já sabe que atuar para diminuir a possibilidade de problemas com o fisco é importante para seu negócio, chegou a hora de descobrir como um suporte proativo pode te ajudar a elaborar e implementar um plano de contenção de riscos eficientes.
Descubra o que um suporte proativo pode fazer pela sua empresa:

Mapeamento riscos

O primeiro passo do suporte proativo é mapear os riscos fiscais. Por isso, é importante ter um diagnóstico rígido de seus processos, estruturas e diretrizes e ter conhecimento da legislação ou a alteração das boas práticas recomendadas para a entrega das obrigações.

A partir daí, já possível identificar o que pode vir a dar errado e, então, elaborar planos de ação para lidar com essas eventualidades.

Desenvolver um plano de ações

A elaboração do plano de ações é um momento-chave na mitigação de riscos fiscais. Aqui será definida a forma como os problemas serão combatidos para, assim, garantir a segurança operacional e a imagem da empresa.

Entre outras coisas, o plano de ações pode prever atitudes como a mudança e atualização de software, treinamentos para funcionários, mudança de diretrizes de atuação e até um redesenho completo da governança fiscal.

Acompanhar resultados

O acompanhamento dos resultados deve ser feito de forma recorrente e, se possível, em tempo real. Assim, é possível corrigir o planejamento ineficaz mesmo antes do ciclo de mitigação de riscos terminar.

 

A mitigação de riscos fiscais não deve ser encarada como uma ação pontual, destinada a identificar e combater um único problema. Afinal, como falamos no início deste artigo, a inconstância do fisco e a inseguranças em relação aos processos da empresa nunca cessarão.

Evite multas e complicações fiscais, conte com uma equipe especializada que fará uma gestão de riscos constante de maneira eficaz e segura para garantir que, em qualquer momento, a sua empresa estará preparada para manter sua estabilidade fiscal e diminuir impactos negativos, conheça o time de Customer Care da FH!


Postado em Outsourcing News

Comentários!