FH Brasil | Varejo Omnichannel no final do ano: Encantando consumidores e direcionando estratégias

Varejo Omnichannel no final do ano: Encantando consumidores e direcionando estratégias


Postado em 13/12/2017 por FH
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Em que medida o surgimento do comércio eletrônico e omnichannel abalou o ecossistema já estabelecido das vendas no varejo no fim do ano?

A atividade econômica de um país depende em grande parte de um conjunto de estímulos comerciais que criam um fenômeno de ritualização. Celebrações no final do ano assumem atributos específicos e temporalidade: Decoração e animação nos pontos de vendas, surgimento dos primeiros anúncios de Natal no início de setembro, as tradicionais listas de desejos para o Papai Noel, várias promoções de vendas, etc.

Missão crítica: E-commerce e as vendas do varejo no final de ano

Durante várias décadas, as festas e as vendas de final de ano foram momentos-chave para o comércio, e geralmente servem de cenário para novas tendências de marketing.

Dada a importância deste período para os varejistas – os dois últimos meses do ano representam aproximadamente 45% da receita adicional em comparação com os outros meses do ano, de acordo com a FEVAD – é de extrema importância que eles adotem as melhores práticas e que contem com ferramentas adaptadas aos novos modelos de comércio e consumo e às expectativas dos clientes e consumidores.

A era do varejo omnichannel

Novos desafios surgiram com o comércio omnichannel: logística ainda mais complexa, uma demanda crescente de consumidores que esperam uma experiência e um serviço de qualidade extrema, não importa onde e quando façam sua compra, bem como um processo de consumo ainda mais complexo. Os clientes devem receber o que que querem, a tempo, independentemente se planejaram com antecedência suas compras de final de ano ou se deixaram para a última hora.

Os varejistas mais bem-sucedidos são aqueles que se antecipam a esse período de agitação, adotando formas de aumentar o seu conhecimento sobre os clientes, ficando assim preparados para responder às suas necessidades. Para fazer isso, as empresas devem ter ferramentas flexíveis que permitam o monitoramento contínuo antes, durante e após o ciclo de compra do consumidor.

As empresas devem buscar um relacionamento de longo prazo com seus consumidores. É essencial que um stakeholder que atue em diversos canais ao mesmo tempo tenha uma visão unificada que permita o controle de todas os pedidos, estoque, preços, promoções e ofertas para que possa proporcionar ao cliente uma experiência satisfatória.

Desembrulhe a satisfação do consumidor

Se há uma coisa que aprendemos sobre estratégia comercial e de marketing durante as vendas de final de ano é que é neste período que os consumidores buscam experiências.

A chave para proporcionar essas experiências está na eficiência comercial omnichannel, já que os consumidores esperam um serviço conveniente e que forneça a flexibilidade necessária para atender seus modelos de consumo que mudam a todo tempo. Cabe aos players do mercado não decepcionarem os consumidores durante esse período.

Fonte: The Future of Commerce


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